segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Novas atitudes para um novo ano!

"Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, 
mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 
Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante? 
Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar." (Gênesis 4:3-7)



Olá queridos!
Primeiro post do ano, tenho muitas metas para esse novo ano e uma delas em especial é ler a bíblia inteira, já fiz isso uma vez e foi uma grande benção! Não é fácil, mas é maravilhoso, você conhece a Deus de andar com Ele e não apenas de ouvir falar, sem contar que posso trazer um devocional ainda mais forte para vocês.
Os versículos de hoje são bem conhecidos por todos, até aqueles que não vão a igreja conhecem a história de Abel e Caim, mas uma das coisas que a palavra de Deus tem de maravilhoso é o modo como ela se renova a cada dia, isso quer dizer que você pode ler a mesma palavra todos os dias que a mensagem será diferente.
Nesses versículos, chamou minha atenção algumas coisas:

  1. Caim tomou a iniciativa de ofertar ao Senhor;
  2. Abel não ofertou ao Senhor, Ele dizimou, o que é diferente;
  3. Caim fica com inveja do seu irmão e deixa isso visível em seu rosto;
  4. Deus fala para Caim que se ele não tiver domínio próprio será amaldiçoado.
Primeiro ponto: Caim quis ofertar ao Senhor, porém pelo que podemos ver, ele não teve muito esforço, e pelo visto seu coração não estava muito interessado em ofertar por amor ao Senhor, talvez ele apenas quisesse ser aquele famoso "puxa-saco" (isso é especulação minha, ok? devido a MINHA interpretação do texto). Ao passo que Abel achou muito boa a ideia da oferta, mas resolveu fazer algo a mais, algo maior, ele não ofertou apenas, ele pegou das primícias (ou seja da primeira parte, e a melhor parte), teve todo um trabalho e ofereceu a Deus, ora em seu coração estava "é para o Senhor? Então vamos caprichar por amor a Ele", e como eu sei que não era uma ação de um puxa saco movido a "vou superar o meu irmão"? Porque Deus se atentou para a oferta de Abel e não para a de Caim, Deus não precisa de nada de vegetais, carne ou dinheiro, o que Ele precisa é ver que no seu coração há uma intenção verdadeira de adora-lo e agrada-lo.
Caim sentiu-se humilhado e ficou com raiva e inveja, mais um ponto para perceber que realmente a oferta dele não tinha as melhores intenções. Ora, se eu faço algo para alguém de coração e outra pessoa faz algo melhor eu não vou ficar com raiva disso eu vou ficar no máximo triste e procurar me esforçar para fazer o melhor da próxima vez, mas não por competição e sim por que me foi provado que poderia ter feito de outra forma. Caim não teve essa maturidade, ele queria toda a atenção pra ele e isso ficou não só no seu rosto, mas na sua mente e em seu coração.
Deus sabia de tudo isso, desde o começo, desde antes deles nascerem... Deus dá um conselho para Caim, que não dá ouvidos pois estava cego de tanta raiva. 
Deus sempre nos aconselha em nossos piores momentos, mas nem sempre conseguimos ouvir, por isso ao ficarmos com raiva, tristes, com inveja ou qualquer outro sentimento ruim, devemos respirar fundo e buscar ouvir a voz do Senhor, porque com certeza Ele esta nos dizendo como devemos proceder.
Minha oração nesse início de ano é para que você possa praticar o bom e velho ato de respirar fundo e ouvir a voz de Deus. Não perca seu tempo, nem sua salvação, por coisas pequenas que querem roubar sua paz! Deus sabe de todas as coisas e no momento certo Ele vai te honrar e você irá agradece-lo, em nome de Jesus.

A Paz!
Semana de vitórias!

Nenhum comentário:

Interessante =O

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...