segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Ser usado ou ficar alheio?

"Quando Mardoqueu recebeu a resposta de Ester, mandou dizer-lhe: Não pense que pelo fato de estar no palácio do rei, você será a única entre os judeus que escapará,
pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família do seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?
Então Ester mandou esta resposta a Mardoqueu:
“Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei”."
Ester 4:12-16

Resultado de imagem para produza alivio

Olá queridos!
O Livro de Ester é um dos meus preferidos, já montei uma peça de teatro dele inteiro e foi maravilhoso, tudo para a honra e glória do Senhor. Para melhor entendimento é melhor ler o capitulo inteiro.
Nesse momento dos versículos Ester é desafiada a interceder pelo seu povo diante do rei, mas naquela época, mesmo a rainha, só podia entrar na presença do rei caso fosse chamada, se aparecesse lá sem permissão teria duas opções: ou o rei estenderia o cetro como sinal de aprovação da visita, ou ele mandaria a pessoa para a morte. Ester, mesmo sendo rainha, estava a dias sem ser chamada pelo rei e precisava ir até ele para pedir pelo seu povo.
Nesse versículo, Mardoqueu seu tio, faz uma observação que nos leva a pensar no cuidado de Deus para conosco: Ele sempre nos dará o escape, e sempre usará pessoas para facilitar esse escape e ainda que essas pessoas não "queiram" ser usadas Ele levantará outras, Ele sempre providenciará a ajuda de alguma forma! Ester tinha a escolha de ser um instrumento de Deus para mostrar a Tua glória, ou ficar alheia aquela situação pois já estava em uma posição "confortável" no palácio. Detalhe: muitas vezes ser instrumento do Senhor não é fácil (na verdade a maioria das vezes), mas se você se dispor além de glorificar o Senhor, será honrado por isso, mas caso você não queira fazer o que o Senhor te pediu Ele levantará outra pessoa, para Deus sempre há uma saída, agora haverá consequências! Não porque Deus irá castigar você por desobediência, mas porque temos direito a escolhas e todas elas nos fazem passar por consequências. Colhemos o que plantamos! O que você quer plantar na vida das pessoas? Alívio ou dor?
Ester teve coragem e com o puxão de orelha do tio caiu em si, viu que realmente nada acontece por acaso, ou destino, mas TUDO acontece pela vontade de Deus, e se Deus proporcionou para ela ser rainha, não era só para ser mais um "bibelô" do rei, e sim para ser instrumento de Deus para honra e glória do nome Dele.
Entendam uma coisa: Deus não precisa de nós para ser Deus, o que Ele nos dá, diariamente, são oportunidades de sermos servos DEle e de participarmos de sua obra e isso não é uma obrigação, isso deve ser pra nós um presente e uma demonstração de gratidão.
Creio que Ester, após ouvir a resposta do tio, pode ter pensado "Deus me trouxe até aqui, realizei o sonho que seria de muitas mulheres, nessa posição tenho tudo o que quero e preciso, porque não ajudar o povo de Deus, o meu povo? Mesmo se eu morrer agora, já conquistei bem mais do que achei que conquistaria! Deus me deu além do que pedi e imaginei, o que mais preciso? Como agradecer tão grande amor e fidelidade? Se mesmo com tudo isso a minha volta, não consigo interceder pelos meus, o que adianta? Se todos morrerem eu não serei polpada, mas posso tentar fazer algo de alguma forma."
Minha oração hoje é que você sempre esteja atento ao chamar do Senhor, sempre esteja disposto a ser usado por Ele, mesmo que a situação não seja a melhor possível, se Ele te chamou naquele momento é porque precisa de algo que só você tem; que você tenha convicção disso mas tenha em mente que Deus pode usar outra pessoa para fazer exatamente a mesma coisa, não se sinta orgulhoso, entenda isso como um presente, uma oportunidade, pequena, de agradecer a Deus por tudo o que Ele tem feito em sua vida, em nome de Jesus.

A Paz!
Semana de vitórias!

Nenhum comentário:

Interessante =O

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...