segunda-feira, 18 de junho de 2018

Orai e vigiai

"E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro.
E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se.
E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai.
E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora.
E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.
E, chegando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? não podes vigiar uma hora?
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
E foi outra vez e orou, dizendo as mesmas palavras.
E, voltando, achou-os outra vez dormindo, porque os seus olhos estavam pesados, e não sabiam o que responder-lhe.
E voltou terceira vez, e disse-lhes: Dormi agora, e descansai. Basta; é chegada a hora. Eis que o Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores." (Marcos 14:32-41)



Olá queridos!
Jesus enfrentou a tristeza profunda, assim como nós muitas vezes enfrentamos (claro que não com o objetivo que de Jesus, que era morrer por nós, vocês entenderam, amém?). Ele tinha por perto seus discípulos a quem pediu primeiramente que ficassem atentos, enquanto ele orava. Jesus queria que os discípulos estivessem com ele naquele momento, Ele queria poder orar e saber que se fosse interrompido seria por um deles e não por um "guarda" o pegando desprevenido, ele estava triste e estava com medo real, tanto que sua oração era para que Deus não deixasse que ele passasse por aquilo, mas estava disposto, ainda que com medo e tristeza, a fazer a vontade de Deus, independentemente da dele.
Quando Jesus volta e encontra eles dormindo ele fica perplexo, no meu ponto de vista, o Mestre deles estava sentenciado a ter uma morte horrível e a ser humilhado de todas as formas e eles estavam dormindo enquanto ele não se aguentava de tristeza? Então ele pede novamente para ficarem atentos, e pede para que orassem também, nessa hora podemos ver o que já comentei: Ele estava com medo, sua carne gritava para que ele não fizesse aquilo, para que ele não aceitasse o seu destino, para que ele simplesmente voltasse para o trono e esquecesse tudo, mas seu espírito sabia que tinha de ser feito, seu espirito estava pronto para salvar a humanidade. Era uma guerra que estava sendo travada em seu interior e ele so queria que seus discípulos estivessem realmente com ele, mas eles ainda não entendiam a dimensão daquilo tudo.
Quando Jesus volta pela terceira vez, já nem os repreende mais, eles também não sabem o que dizer, e é chegada a hora tão temida, onde eles poderão ver o porquê Jesus estava tão aflito.
Quantas vezes nós passamos por coisas que não eram para nós passarmos? "Como assim, Lila?" Vamos lá, tomamos decisões o tempo todo e Deus não se intromete nisso, mas tem algumas que parece que uma "voz" dentro de nós suplica para não fazermos e geralmente quando fazemos o inverso a essa "voz" acontece algo que vira tudo de cabeça pra baixo. Jesus estava preparando seus discípulos, desde o primeiro encontro, para esse momento crucial, para que quando acontecesse eles se mantivessem firmes e continuassem a anunciar as boas novas, pois aquela morte não seria pra sempre, duraria apenas até a ressurreição, mas eles realmente não entenderam. E o que acontece conosco é a mesma coisa, a "voz" é o espírito santo, que sempre irá nos guiar para a vontade de Deus e para os seus caminhos, porém quando decidimos fazer o contrário passamos por coisas que podiam ter sido evitadas se tivéssemos dado ouvido ao "orai e vigiai".
Minha oração nesse dia é que você não durma enquanto o espírito intercede por você, que você possa sempre estar alerta a doce voz dele e possa sempre tomar as melhores decisões a fim de evitar passar por coisas desnecessárias. Ora, sabemos que alguns sofrimentos são inevitáveis, para nosso crescimento, mas temos que ter a consciência de que alguns podem e devem ser evitados, em nome de Jesus!

A paz!
Semana de vitórias!

Nenhum comentário:

Interessante =O

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...