segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Paciência de Jó ou Conhecimento de Jó?

"Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.
E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.
E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.
E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.
Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.
E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.
Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.
E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito,
Que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles;
E deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.
Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova.
Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova.
Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito,
Eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova.
Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.
E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.
Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma." (Jó 1)



Olá queridos!

A história de Jó é uma das que mais me impacta! Imagina você acordar em um dia e de repente ter tudo o que construiu destruído? Como você se sentiria? Você perdeu tudo, inclusive as pessoas que mais ama... é pesado não é? Nesse primeiro capítulo da história de Jó é isso o que acontece com ele e ele simplesmente adora ao Senhor... Temos muito o que aprender com este homem.
Uma das coisas a apontar aqui é: Deus conhecia profundamente Jó e por isso admitiu que satanás atuasse de forma acentuada sobre ele. Deus sabia que o que Jó tinha, satanás não poderia tirar, mesmo que fizesse coisas absurdas com ele, e até se satanás o matasse Jó morreria adorando ao Senhor. Nada pode calar um verdadeiro adorador, nada pode apagar a fé daqueles que realmente creem contra a esperança, nada pode abalar a vida com Deus daqueles que tem intimidade com Ele.
Como esse homem, que era igual a nós (de carne e osso) conseguiu atingir tal nível? Ele era reto, íntegro, temente a Deus e se afastava do mal, essa é a chave! Você tem tentado ser o melhor que pode ser? você tem respeitado o Senhor? você tem se afastado do mal? (Isso inclui o seu pecadinho de estimação)
Jó não era melhor do que nós, então porque ele conseguiu se manter firme diante de tantas coisas brutais na vida dele, sendo que nós abalamos por qualquer coisinha que saia fora dos eixos? A chave esta no que falei lá no começo: Deus conhecia profundamente Jó e Jó conhecia profundamente Deus, aleluia! Esse nível de amizade, de comunhão é algo que é conquistado com tempo, dedicação, amor, hábito e o principal vontade. Deus esta ao seu lado só esperando o convite para que você possa conhece-lo profundamente.
Queridos, a história de Jó é muito usada apenas como motivação, usamos até o ditado "a paciência de Jó", quando na verdade devemos ter o mesmo relacionamento com Deus que ele tinha. Devemos sim, mergulhar em águas mais profundas e conhecer ao Senhor em seu íntimo e ai sim seremos como Jó com bem mais facilidade, e porque? porque saberemos, não só de ouvir falar, que o Senhor é fiel e capaz de fazer infinitamente mais do que pensamos ou queremos, que o Senhor sempre esta ao nosso lado mesmo quando achamos que estamos sozinhos, que o Senhor não quer o nosso mal quando passamos por dificuldade ele só nos faz passar por lugares que Ele sabe que iremos conseguir, que o Senhor nos ama incondicionalmente e que nos conhece profundamente e que a única coisa que Ele pede em troca é a reciproca e gratidão... na verdade nem isso Ele pede em troca, Ele simplesmente nos dá de graça, pela graça, mas como todo pai Ele irá ficar imensamente feliz quando seus filhos retribuirem todo o bem que Ele faz.
Minha oração hoje, é que você possa conhecer profundamente ao Senhor, não somente para ter a "paciência de Jó" mas para ter uma vida com Ele que seja inabalável, para que você possa crer contra a esperança, para que você possa ter paz nos dias difíceis pois não serão fáceis, mas com Deus serão suportáveis.

A Paz!
Semana de vitórias!

Nenhum comentário:

Interessante =O

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...