domingo, 21 de abril de 2013

Manassés e Efraim

"Assim, ajuntou José muitíssimo cereal, como a areia do mar, até perder a conta, porque ia além das medidas. Antes de chegar a fome, nasceram dois filhos a José, os quais lhe deu Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. José ao primogênito chamou de Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai. Ao segundo, chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição." (GN 41:49-52)



Olá queridos!
Essa palavra de hoje eu já ouvi umas 3 vezes e desde a primeira vez eu já fui muito tocada.
Acho que todos conhecem a historia de José, ainda mais que passou uma minissérie na Record né? rsrs... Em fim, José era filho de Jacó com a mulher que ele amava Raquel, de certa forma era o mais querido pois era a única lembrança viva que Jacó tinha de sua esposa que morreu ao dar a luz a Benjamim. José era invejado por seus irmãos pois não tinham os mesmos "direitos" que ele.
José tinha sonhos, um de seus sonhos ele caiu na besteira de contar para seus irmãos invejosos que por isso o venderam pra uma caravana ismaelita e disseram a seu pai que ele tinha sido morto.
José foi lançado no poço, vendido, humilhado, preso tudo pq não soube guardar seu tesouro, seu sonho... ele, em sua inocência, quis dividir seu sonho com seus irmãos sem saber que aquilo só aumentaria a fúria e inveja dos mesmos. Chegamos ao primeiro ponto:
- Não conte seus tesouros pra quem não vai saber entende-los!
Quem nunca contou algo para alguém e essa pessoa começou a rir ou falar: "vc é louco(a), isso é impossível!" Isso já aconteceu comigo. Esta escrito na Bíblia para nós não lançarmos perolas aos porcos, eles não vão dar o valor que nós damos, ele só vão suja-las! Vigia! Pra quem vc tem aberto seus tesouros (sonhos)?
Depois disso tudo que José passou, ele achou mais um dom além do de sonhar ele conseguia interpretar os sonhos, e começou a interpretar os sonhos dos presos, até que faraó teve um sonho e chamaram José para interpretar, que era o sonho das vacas magras e vacas gordas que falava dos 7 anos de abundancia e 7 anos de seca. José, depois disso foi honrado, tirado da prisão e colocado como governador do Egito, e ai seu sonho, que foi ridicularizado por seus irmãos, foi realizado. Segundo ponto:
- Deus sempre vai nos livrar do dia mal, não existe mal que dure pra sempre! O mal acaba, o que nunca acaba é a benção de Deus! Mesmo que ninguém acredite em vc, nos seus sonhos e nas suas convicções, lembre-se sempre que Deus acredita!
José depois disso, teve uma direção dada por Deus para ajuntar alimento para poder passar por esses 7 anos de seca sem que o Egito não sofresse e que os outros povos pudessem vir comprar comida também. Antes de chegar a fome ele teve 2 filhos (conforme o texto acima), o primeiro ele chamou de Manassés, pois Deus tinha feito ele esquecer de todo o seu sofrimento. Terceiro ponto:
- Deus quer que nasça em vc Manassés! Que você possa, assim como José, esquecer de todo o seu sofrimento, de todo o seu passado! Olhe pra frente hoje em nome de Jesus.
O segundo filho ele chamou de Efraim, pois Deus o fez reinar na terra do sua aflição. Quarto ponto:
- Deus vai te fazer reinar na terra da tua aflição! Sabe essa área da sua vida que vc olha e só vê sofrimento, só vê esterilidade, que vc muitas vezes não consegue ver que vai sair alguma benção dali? Então, bem nessa área Deus vai te fazer reinar e vc terá um grande testemunho pra contar e edificar muitas vidas em nome de Jesus!
Que vc possa entender e ter essa palavra em seu coração, peça a Deus todos os dias que faça nascer Manassés e Efraim dentro de vc, pra que assim como José vc possa viver a boa, perfeita e agradável vontade de Deus! Apenas vigie, não divida seus sonhos com quem não vai sonhar junto com vc! Cuidado com o teu falar e olhe sempre em frente!
Deus vai te honrar, em nome de Jesus!

A Paz...

Nenhum comentário:

Interessante =O

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...