terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Solidão, a moda do século XXI


"O número de pessoas morando sozinhas cresceu entre 1998 a 2009, a proporção dos que viviam sozinhos passou de 8,4% para 11,6%, sendo as regiões metropolitanas com maior percentual que a média nacional.
Mesmo os que não moram sozinhos optaram por uma vida somente a dois. De acordo com a pesquisa realizada pela Síntese de Indicadores Sociais (SIS), 2,1 milhões de casais com boas condições financeiras resolveram não ter filhos.
A solidão ocorre com freqüência em cidades densamente populosas, nestas cidades muitas pessoas podem se sentir deslocadas. Elas sentem a falta de uma comunidade indentificável numa multidão anônima. De fato a solidão ocorre mesmo em populações menores, mas a quantidade de pessoas aleatórias que entram em contato com o indivíduo diariamente numa cidade grande pode levantar barreiras de interação social, uma vez que não há profundidade nas relações.
No começo do século XX as famílias, eram tipicamente maiores e mais estáveis, os divórcios eram raros e poucas pessoas viviam sozinhas.
Um estudo de 2006 da revista American Sociological Review descobriu que o percentual de pessoas que declararam não ter amigos confidentes cresceu de 10 para quase 25%.
Estar sozinho pode ser uma experiência positiva. Em seu crescimento como pessoa, o ser humano começa um processo de separação ainda no nascimento, a partir do qual continua a ter uma independência crescente até a idade adulta. Desta forma, sentir-se sozinho pode ser uma emoção saudável. Para sentir solidão, entretanto, o indivíduo passa por um estado de profunda separação. Isto pode se manifestar em sentimentos de abandono, rejeição, depressão, insegurança, ansiedade, falta de esperança, inutilidade, insignificância e ressentimento. Se tais sentimentos são prolongados eles podem se tornar debilitantes e bloquear a capacidade de ter um estilo de vida e relacionamentos saudáveis. A baixa auto-estima pode dar início a desconexão social.
A revista "Isto é" divulgou uma matéria com o tema: "sou feliz sozinho". Esta reportagem aborda a vida dos jovens das cidades urbanas que estão sozinhos, munida de pesquisas, depoimentos e opiniões a revista conclui que estar sozinho e ser solitário são coisas diferentes e ao contrário do que dizem os poetas em seus versos é possível ser feliz sozinho. Para reforçar que este estilo de vida é atrativo os solteirões, encalhados e titias da antiguidade hoje são referenciais e não querem mudar seu status é o que mostra também a revista "Veja" que em outubro lançou uma matéria sobre o assunto e mais em setembro presenteou solteiros com um guia de serviços para quem está só. Juliana Linhares também discute o assunto refletindo sobre a estrutura familiar moderna na matéria: "Éramos tantos e somos tão poucos". Aqui a jornalista aponta a estrutura familiar atual, "... onde os casais tem menos filhos, os filhos se dispersam, os primos desaparecem, ninguém quer opinião de tia e as famílias enormes viram um retrato na parede".
Coincidência ou não outra patologia tem ocupado a mídia, a depressão, juntamente com o crescimento do novo modo de vida urbano cresce o índice de depressivos, segundo a revista "Caros Amigos" com a critica: "Depressão na sociedade do vazio", tema que foi destaque nas revistas "Capricho" e "Cult". A depressão é abordada na matéria de Táki Cordás segundo a ótica de psicólogos que definem a doença como patologia de base primordialmente orgânica.
"...OMS estimou, no mês passado, que em 2030 a depressão será a mais comum entre as doenças humanas..." (publicado em 09 de outubro de 2009-revista Cult).
A previsão deixada pela mídia é um homem informatizado, sem núcleo familiar, freqüentador de bons lugares, com poder aquisitivo e intelectual alto, estimado por todos, sozinho e depressivo."
(Pastora Clarice Tatyer - Renascer pra vida/out-09)

3 comentários:

Ná* disse...

Super triste, porém realista =/

Anônimo disse...

Oí meu nome é Juliana, estou procurando a autora do texto. Somos amigas desde a epoca do colegio, mas pedi contato com a Clarice. Peço encarecidamente que ela entre em contato comigo.
julianasoa@gmail.com

Khayo Luccio disse...

Parabéns pelo Blog,é sempre Bom levar a palavra de Deus as pessoas,que Jesus te abençõe sempre para vc seguir nessa caminhada com Cristo...Bjs

Interessante =O

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...